Categorias taxionômicas e o atual sistema de classificação biológica:
Reino: é um grupo de filos;
Filos: é um grupo de classes;
Classes: é um grupo de ordens;
Ordem: é um grupo de famílias;
Família: é um grupo de gêneros;
Gênero: é um grupo de espécies;
Espécie: é um grupo de indivíduos
semelhantes que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.
Sistema dos cinco Reinos: Atualmente, a
classificação biológica mais utilizada segue o agrupamento dos cinco Reinos.
Criado em 1969, pelo cientista Robert Whittaker, o sistema agrupa todos os
seres vivos em cinco reinos levando em consideração o seu tipo de nutrição e a
organização celular. São eles:
Reino Monera (unicelulares, procariontes,
autótrofos ou heterótrofos = bactérias),
Reino
Protista (unicelulares, eucariontes, heterótrofos e autótrofo = algas
unicelulares e protozoários) ,
Reino Fungi
(uni e pluricelulares, eucariontes e heterótrofos = fungos),
Reino Animalia (pluricelulares, eucariontes e
heterótrofos = animais) e
Reino Plantae (pluricelulares, eucariontes e
autótrofos = plantas).
Árvores da vida, filogenéticas ou cladogramas: São diagramas que indicam as relações evolutivas entre espécies. Para construí-las é necessário investigar as relações de parentesco entre espécies observando diferentes características (DNA, anatomia, fisiologia etc).
O objetivo principal é formar grupos monofiléticos, ou seja, que tenham espécies que possuam um ancestral comum e novidades evolutivas presentes apenas neste grupo. Nos cladogramas encontramos “nós” ou bifurcações que indicam o processo de um ancestral comum originando novas espécies assim como as diferentes novidades evolutivas. Veja o cladograma a seguir:

Lista de Exercícios - Sistemática e Taxonomia
01. Ordene as categorias de classificação biológica de modo descendente a assinale a alternativa correta:
a) Reino, Classe, Filo, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
b) Reino, Classe, Filo, Ordem, Gênero, Família, Espécie.
c) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
d) Reino, Filo, Ordem, Classe, Família, Gênero, Espécie.
e) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Espécie, Gênero.
02. Ordene as categorias de classificação biológica de modo ascendente a assinale a alternativa correta:
a) Espécie, Gênero, Ordem, Família, Classe, Filo, Reino.
b) Espécie, Gênero, Família, Ordem, Classe, Filo, Reino.
c) Espécie, Gênero, Ordem, Classe, Família, Filo, Reino.
d) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
e) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Espécie, Gênero.
a) Reino, Classe, Filo, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
b) Reino, Classe, Filo, Ordem, Gênero, Família, Espécie.
c) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
d) Reino, Filo, Ordem, Classe, Família, Gênero, Espécie.
e) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Espécie, Gênero.
02. Ordene as categorias de classificação biológica de modo ascendente a assinale a alternativa correta:
a) Espécie, Gênero, Ordem, Família, Classe, Filo, Reino.
b) Espécie, Gênero, Família, Ordem, Classe, Filo, Reino.
c) Espécie, Gênero, Ordem, Classe, Família, Filo, Reino.
d) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.
e) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Espécie, Gênero.
03-Grupos de populações naturais potencialmente capazes de se cruzar e de produzir descendência fértil pertencem, necessariamente:
a) a gêneros diferentes.
b) a famílias diferentes.
c) à mesma comunidade.
d) à mesma sociedade.
e) à mesma espécie.
04- Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
b) a famílias diferentes.
c) à mesma comunidade.
d) à mesma sociedade.
e) à mesma espécie.
04- Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
I. Espécie. ( ) Reunião de gêneros semelhantes.
II. Família. ( ) Unidade de classificação.
III. Gênero. ( ) Conjunto de espécies diferentes, mas com certas semelhanças.
IV. Ordem. ( ) Conjunto de famílias semelhantes.
a) II, I, III e IV
b) II, IV, I e III
c) IV, II, III e I
d) I,III,IV e II
e) IV, I,II e III
Top rs ._.
ResponderExcluir