sábado, 17 de fevereiro de 2018

SISTEMÁTICA E TAXONOMIA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS 1ª Trim- 2ª Ano-2018.

Material para estudo da  1ª Avaliação 1ª trim. 2ªAno. 2018.
-Taxonomia e Nomenclatura Científica dos Seres Vivos.

A taxonomia ajuda os cientistas a organizar o estudo dos seres vivos e a sistemática estabelece as relações evolutivas entre eles. 

Taxonomia: É a ciência que nomeia e classifica os seres vivos. Para isso, são observadas as semelhanças entre as diferentes características entre eles. Foi fundada pelo médico e botânico sueco Carl von Linné (1707-1778), mais conhecido como Lineu (em português).  Lineu revolucionou a taxonomia ao criar um sistema de nomenclatura padronizado para os seres vivos: a nomenclatura binomial. Essencialmente, o seu sistema é utilizado até hoje da mesma forma.
Sistemática ou filogenia: A sistemática, além de estudar a classificação dos seres vivos, estabelece relações evolutivas entre os diferentes grupos. Na época de Lineu, os cientistas eram adeptos à teoria fixista. Portanto, a sistemática é uma disciplina mais recente, criada cerca de 100 anos após os trabalhos de Lineu, quando Charles Darwin publicou “A Origem das Espécies” onde descrevia a evolução por seleção natural.
Categorias taxonômicas: Táxon ou categoria taxonômica corresponde a seres vivos agrupados por características em comum. A categoria taxonômica básica é a espécie. Espécie é um grupo de indivíduos extremamente semelhantes ente si e capazes de se reproduzirem produzindo descendentes férteis.
Por exemplo, as variadas raças de cães domésticos, são todas da mesma espécie, pois são capazes de se cruzarem produzindo descendentes férteis. Algumas espécies são capazes de se reproduzirem entre si, porém seus descendentes são estéreis.É o caso, por exemplo, da égua e do jumento, que gera a mula. Ou dos tigres e leões que geram os “ligres” ou “tiões”. 
Espécies com muitas semelhanças entre si serão reunidas em um segundo grupo (com grau de semelhança menor do que no primeiro grupo), o gênero. Gêneros com semelhanças entre si formam famílias, que por sua vez formam ordens, que são reunidas em classes.
As classes semelhantes entre si se reúnem em um grupo maior – os filos que, juntos, formam os reinos. Em muitos grupos, há uma grande complexidade de seres vivos e, muitas vezes, pode haver grupos  intermediários como sub e supergêneros ou sub e superfamílias.
Biologia - Nomenclatura Científica

Regras para a nomenclatura científica

1)      Todos os nomes científicos devem ser escritos com destaque e em latim. A escrita em latim evita variações, já que se trata de uma “língua morta”, ou seja, que não é mais utilizada e não corre o risco de sofrer mudanças em sua escrita. O destaque pode ser sublinhado, negrito ou itálico.
ExemploHomo sapiens (ser humano); Canis familiaris (cão); entre outros.
2)      A nomenclatura científica deve ser binominal, o que significa que todo ser vivo deve ter o nome científico composto por ao menos duas palavras, sendo a primeira para identificar o gênero e a segunda para denominar a espécie.
ExemploFelis catus (gato).
3)      A nomenclatura do gênero é um substantivo e deve ser escrito sempre com a letra inicial maiúscula, já o nome da espécie é um adjetivo e assim deve possuir a letra inicial minúscula.
ExemploAuracaria angustfolia (pinheiro-do-paraná).
4)      No caso de trabalhos científicos, após o nome do ser vivo se deve colocar o nome do autor que o descreveu. Outras indicações, como o ano no qual o animal foi descrito, podem ser escritas na sequência, depois de anotar-se a vírgula.
ExemploTreponema pallidum Schaudinn & Hoffmann, 1905 (bactéria causadora da sífilis).
5)      Se houver subespécie, deve escrever o nome que a designa depois do nome da espécie, com a inicial do nome em letra minúscula.
ExemploRhea americana alba (ema branca).
6)      Se houver subgênero, deve escrever o nome que o designa após o nome do gênero, com letra inicial maiúscula e entre parênteses.
ExemploAnopheles (Nyssorhinchus) darlingi (mosquito-prego, transmissor da malária).

Nomenclatura científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário